Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana
AGÊNCIA BRASIL //
A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.
A Prefeitura de Belém ocupa atualmente a presidência do Fórum das Cidades Amazônicas com mandato até o final de 2025.
No evento, os participantes pretendem aprovar um plano de trabalho das cidades para este ano e para o ano de 2025. Um dos principais debates se refere à resiliência urbana na Amazônia e como mobilizar recursos para fortalecer as estratégias de adaptação climática das cidades existentes na maior floresta tropical do mundo.
Outro foco do Fórum é a consolidação de uma forte articulação de cidades amazônicas, capaz de trazer resultados e influência de temas que serão abordados na Conferência da ONU para as Mudanças Climáticas, a COP30, que acontece em Belém, no ano de 2025.
O Fórum das Cidades Amazônicas foi criado em paralelo com a Cúpula Presidencial da Amazônia, realizada em Belém, em agosto de 2023. O Fórum proporciona que os gestores dos municípios amazônicos brasileiros e estrangeiros tenham um espaço comum e ativo de colaboração e implementação de projetos conjuntos.